Balanço da Situação Da Economia Brasileira em 1997

 

Neste número de Ecosys analisamos, com base em dados já disponíveis, a performance da Economia Brasileira em 1997. Como já foi mostrado em números anteriores, a característica mais evidente da conjuntura econômica é a contradição entre uma grande estabilidade do nível de preços e do câmbio e a manifestação de tendências recessivas cada vez mais fortes, juntamente com uma quadro de problemas crescentes nas contas públicas e no Balanço de Pagamentos.

Nos últimos meses de 1997 esta contradição se revelou ainda com maior dimensão, ao ser a economia mundial sacudida pelo crash das Bolsas e do desmoronamento das economias emergentes da Àsia. A economia brasileira sofreu, assim como as demais economias que adotaram o programa neoliberal, um ataque especulativo global contra sua moeda que só foi detido com base em uma política fiscal claramente recessiva , incapaz de atacar os problemas na sua raiz. Aparentemente, a ameaça foi apenas temporáriamente afastada,seja em função das medidas adotadas, seja em função do socorro financeiro e político prestado às economias asiáticas via FMI , Banco Mundial e outras agências internacionais.

O Balanço da economia brasileira em 1997 aponta, assim, claramente , para sinais vermelhos em vários aspectos importantes, e prefigura uma situação ainda mais preocupante ao longo de 1998. A grande diferença está em que, em 1998, a sociedade brasileira vai ser chamada a opinar sobre as opções de política econômica que estão em jogo, e daí pode começar a surgir uma nova solução para estes velhos problemas.

Voltar ao Índice